RELATÓRIO SOBRE EQUIPAMENTOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIENCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO SOBRE EQUIPAMENTOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
PROFESSOR MAURÍCIO MOTTA
RECIFE, 31 DE JULHO DE 2014
Introdução
Neste relatório está descrito os principais aspectos teóricos de alguns instrumentos comumente encontrados no laboratório de mecânica dos fluidos, bem como os resultados da calibração de rotâmetros e termopar, funcionamento de bombas e cálculos da perda de carga em uma tubulação.
Fundamentação
1. Rotâmetros (Referente as práticas 1 e 2)
Um rotâmetro é um medidor industrial utilizado para medir taxas instantâneas de vazão de líquidos e gases. O medidor é constituído de um tubo cônico e um flutuador que se movimenta verticalmente com as alterações de vazão. A operação do rotâmetro é baseada no princípio de área variável: a vazão do fluido eleva o flutuador no tubo cônico o que aumenta a área de passagem do fluido. Quanto maior a vazão, mais alto o flutuador é elevado. A altura do flutuador é diretamente proporcional à taxa de vazão. O flutuador atinge uma posição estável no tubo quando a força para cima exercida pelo fluido em vazão é igual à força gravitacional para baixo exercida pelo peso do flutuador. Uma alterção na taxa de vazão perturba esse equilíbrio de forças. Com isso, o flutuador sobe ou desce, alterando a área anular até alcançar novamente uma posição em que as forças estejam em equilíbrio [1-2].
Para satisfazer o equilibro das forças, o flutuador do rotâmetro assume uma posição distinta para cada taxa de vazão constante. No entanto, é importante observar que, como a posição do flutuador depende da gravidade, os rotâmetros devem ser orientados e montados verticalmente. Com líquidos, o flutuador é elevado por uma combinação da flutuabilidade do líquido com a altura manométrica da velocidade do fluido. Com gases, a flutuabilidade é