Elaboração de Incertezas
Laboratório:
Elaboração de relatórios
Utilização do Excel
Analise de incertezas
Prof. Fabiano Pagliosa Branco
Normas para relatórios
• Os relatórios serão feitos em grupos de no máximo 6 (seis) alunos que presenciaram o experimento. • Deverão ser entregues na próxima aula de laboratório da mesma turma (15 dias após a realização do experimento).
• Os relatórios poderão ser digitais impressos, qualquer semelhança entre relatórios
(Gráficos, textos, tabelas, conclusões, etc) ambos serão zerados.
Estrutura básica do relatório de mecânica dos fluidos
Capa
Instituição no topo
Título do experimento
Disciplina (curso)
Professor
Integrantes do grupo
Data de entrega (mês/ano)
Sumário
Indica a páginas de cada um dos subtítulos.
1. Objetivo
Trata-se de um relato claro e sucinto do trabalho e de seu objetivo (Não é apenas copiar o roteiro).
Estrutura básica do relatório de mecânica dos fluidos
2. Materiais e Procedimentos
− Relatar o material/equipamentos usados e respectivas especificações se forem relevantes (capacidade, erros, marca, etc.);
− Descrever os procedimentos feitos na realização da experiência que deverá ser ilustrada com esquemas e montagens efetuadas. (Não é apenas copiar o roteiro).
3. Resultados e discussão
- Apresentam-se os resultados obtidos, de preferência sob a forma de tabelas, gráficos, fotografias, esquemas, etc. Neste ponto deve incluir-se o tratamento necessário, cálculos, analise de incertezas, etc.
Analisam-se e interpretam-se os resultados obtidos, comparando-os com resultados de outras investigações ou tabelados (previamente apontados e referenciados). Nunca esquecer das unidades de medidas utilizadas.
É aqui que o relatório perde o caráter impessoal (não é usar os verbos na primeira pessoa), podendo refletir a opinião do autor(es), nomeadamente quanto à justificação de alguns dos resultados obtidos, por exemplo, quais os fatores que influenciaram positiva ou