Memorias secundarias
PERGUNTAS INCIAIS:
1) O que é uma memória secundária? Ela é uma memória volátil ou não volátil?
2) Como funciona o RAID?
3) Quais é a principal diferença entre o SSD e o HD?
Primeiramente, o que é memória de computador?
Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes internos ou externos que armazenam informações (memória RAM, disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A unidade básica de memória é o dígito binário (os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador).
Conhecendo as memórias secundarias:
A memória secundária (também conhecida como memória de massa) são as memórias de armazenamento que servem para guardar as informações (que serão usadas para executar tarefas) permanentemente, ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiramente por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tem uma capacidade de armazenamento muito superior. Exemplos de memórias secundárias são: discos rígidos, cartões de memória, pendrives, HDs externos, RAID, SSD etc.
Ela pode ser classificada como uma memória não volátil, ou seja, irá guardar informações mesmo com o computador desligado. Das memórias principais não voláteis destacam-se as memórias ROM (traduzidas, memórias de acesso somente-leitura). Essas memórias geralmente são usadas em um computador para gravar a BIOS (espécie de chip que funciona com um micro-programa para controlar todos os dispositivos de um computador. Ele se inicia quando é ligado o computador, aquela famosa tela preta que aparece quando apertamos o botão de ligar do computador).
Memórias secundárias e suas formas de armazenamento
HD
Falaremos a seguir, sucintamente, de que maneira um HD funciona. Considerando que um