Memoria secundaria
A memória secundária é a memória de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia elétrica por esse motivo, conhecida como memória não volátil. Ela funciona como complemento da memória principal para guardar dados. Por maior que seja a capacidade da memória pricipal ,ela sempre será considerada pequena. Sempre queremos armazenar mais informação do que a memória pode guardar, até porque a medida que a tecnologia evolui pensamos em guardar um volume muito grande.Podendo citar como exemplo as regras de orçamento do governo dos Estados Unidos, onde obriga que as diversas agências tenham a receita própria, daí pode-se imaginar a quantidade de informação que se quer guardar.Essa gama de informação não pode ser guardada na memória principal pois há uma grande quantidade de informação.São exemplos de memória secundária os discos rígidos, CDs, DVDs, etc. Não é volátil.
Tipos de memória secundaria: - Fitas Magnéticas (streamer e dat) - Disco rígido e flexíveis - Cd-rom
Caracteristicas: * Fitas Magnéticas
É uma mídia de armazenamento não-volátil que consiste em uma fita plástica coberta de material magnetizável. Elas proporcionam um meio econômico e compacto de preservar e reproduzir várias formas de informação.Sua organização pode ser por acesso sequencial ou aleatório.
- Disco Rígido e felxível
Um disco magnético é composto de um ou mais pratos de alumínio, cobertos por material magnetizável.Os pratos costumam ter entre 3 e 12 de diâmetro.Todos os discos tem braços moveis que podem se movimentar pra frente e para trás, na direção do eixo em torno do qual o prato roda.A cabeça de um disco flutua rente a superfície do prato em um colchão de ar, onde é sustentada por uma bobina de indução.
- CD-Rom
Os discos ópticos tem uma densidade de gravação muito mais alta que a dos discos magnéticos convencionais. Eles foram desenvolvidos para armazenar