Pré e pós ditadura
2) Analise as formas de luta popular que marcaram o pré-1964 no meio rural, caracterizadas por um modo espontâneo de auto-organização das massas camponesas que resistiam às mudanças produzidas pela modernidade ao buscarem condições de reprodução social capazes de preservar seus costumes e tradições. Considere os aspectos que marcaram a radicalidade da luta camponesa e que a fez alvo da repressão iniciada no Governo Goulart, a partir de políticas de incentivo à sindicalização rural e ao esvaziamento das Ligas.
Observe o trecho seguinte, transcrito do texto de Antônio Torres Montenegro, O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964: “O reconhecimento dos sindicatos rurais pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTPS), a partir de 1962, rompe com a tradição dos proprietários rurais de impedir qualquer forma de regulamentação efetiva das relações no meio rural. O sindicato, que é considerado como uma ameaça à paz agrária pelos proprietários, passa a ser visto pelo governo e setores da Igreja como uma forma de barrar o avanço das Ligas Camponesas. Embora Julião afirme que as Ligas e os sindicatos não são concorrentes, a sindicalização em massa irá contribuir para esvaziar as Ligas.”
3) Para Marcelo Ridentti, “Talvez os anos 1960 tenham sido o momento da história republicana mais marcado pela convergência revolucionária entre