Novas concepções da motivação no trabalho
João Bosco Senna
RESUMO - Este artigo tem a finalidade de através de pesquisa de autores sobre motivação, realizar um estudo de como esta fonte que tanto pode ser externa – exógena ou interna – endógena, atua na vida de uma empregado, levando-o a ter ações que normalmente não esta acostumado a ter no seu dia a dia, fazer com estas ações sejam benéficas para a saúde funcional da empresa, no caso, talvez aumento do rendimento do empregado e como mantê-lo motivado por um período determinado ou perpetuando estes procedimentos visando a qualidade no atendimento, na produção do bem.
Palavras-chave : motivação, empresa, organizações, rendimento, expectativa
INTRODUÇÃO
Iniciando este artigo, já nos deparamos com um fator não convergente que é o conceito ou o entendimento do que seja a `motivação de um modo geral. O que impulsiona as pessoas a fazerem alguma coisa? Algumas pesquisas mostram que são muitos os objetivos e as fontes desta impulsão. Se, fazemos o que gostamos, temos uma energia utilizada pela motivação humana para fazê-lo. Assim sendo, o estudo desta motivação diz respeito à descoberta do porque as pessoas se movimentam e qual as fontes exógenas de energia que estão usando. Nossa pesquisa se baseará em tentar descobrir porque o ser humano utiliza esta energia e qual é a fonte dela. Vamos pesquisar uma dessas energias que é a “EXPECTATIVA”.
Nossa base de informações vem das pesquisa de artigos e livros que dissertam sobre o fenômeno chamado de “motivação”, esta que impulsiona o ser humano a ter uma ação definida. Como descrevemos acima nossa meta é mostrar quais as fontes exógenas que existem e medir como elas atuam na motivação.
REFERENCIAL TEÓRICO
Dentro da organização uma das formas exógenas de motivação que poderíamos identificar é a “EXPECTATIVA”. Esta fonte revela que o individuo espera certa circunstâncias ou resultados de seu comportamento afetando decisões de como se comportam. Ela se compõe