Logistica-Faculdade Anhanguera
1999). Com efeito, os professores durante a sua vida participam num processo de crescimento pessoal, social e profissional, adquirido com base em conhecimentos sobre ciência, contexto, currículo e didáctica, condicionados por factores de natureza cognitiva, afectiva e social (Cochran-Smith &
Zeichner, 2005; Day, 2001; Loucks-Horsley et al., 2003; Ponte, 1996, 1998;
Silva, 2002). Para Fullan e Hargreaves (1992),
O desenvolvimento profissional significa permitir que os professores desenvolvam em palavras e em actos os seus próprios objectivos (...)
O desenvolvimento profissional tem que dar ouvidos e promover a voz dos professores; estabelecer oportunidades para que os professores confrontem as suas concepções e crenças subjacentes às práticas; evitar o modismo na implementação de novas estratégias de ensino; e criar uma comunidade de professores que discutam e desenvolvam os seus objectivos em conjunto, durante todo o tempo
De acordo com os autores, para que um professor se desenvolva profissionalmente, existem quatro elementos a ter em conta: os objectivos do professor; o professor enquanto pessoa; o contexto real em que cada professor trabalha; a cultura de ensino, nomeadamente a relação que o professor estabelece com os seus colegas, dentro e fora da escola.
Outros investigadores têm dado o seu contributo para a compreensão deste conceito. Para Ponte (1994), “o desenvolvimento profissional é assim uma perspectiva em que se reconhece a necessidade de crescimento e de aquisições diversas, processo em que se atribui ao próprio professor o papel de sujeito fundamental” (p. 10).