Nova Sociedade
Raphael Corrêa Lopes RA: 3933056806
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Uma nova sociedade é possível?
Após pesquisarmos algumas sociedades atualmente existentes, chegamos à conclusão que não seria possível, pois nossa sociedade atual é baseada em dogmas, e esses dogmas foram enraizados historicamente. Esses mesmos dogmas nos dão a “noção” do que é certo e do que é errado, do bom e do mau, da verdade e da mentira.
Uma sociedade baseada em dogmas torna inviável o surgimento de outra sociedade afim, pois esta “nova sociedade” questionaria os dogmas em que a primeira se baseia, ou seja, geraria um impacto psicossocial muito grande acarretando um constante conflito entre ambas. Para a “sociedade matriz”, a “nova sociedade” se basearia em princípios inadequados e até inaceitáveis para si.
O surgimento de uma nova sociedade nos dias atuais só seria possível se a mesma não fosse planejada, não fosse idealizada, e que se baseasse puramente em uma necessidade muito forte, decorrente da sobrevivência, afinal é só quando alguém se vê entre a vida e a morte que esquece a “normalidade” e revela seus verdadeiros instintos. Seria a “sociedade do desespero”, pois a principal característica de sua base, seria o princípio da sobrevivência, seria um aglomerado de desesperados dispostos a qualquer coisa para garantir sua própria existência.
Conclusão: continuamos acreditando na impossibilidade do surgimento de uma nova sociedade, entretanto, se a mesma emergir, entrará num veemente conflito com a sociedade existente atualmente, pois desafiará a normalidade e os princípios em que ela se baseia.
Como funcionaria a norma jurídica moderna nessa nova sociedade?
Certamente seria completamente da norma jurídica da nossa sociedade, pois atingiria a base da nossa norma, violando o nosso conceito de certo e errado, bom e mau, verdadeiro e falso. Exemplificando, matar, roubar e estuprar poderia não ser crime nessa nova norma.