Qualidade de vida no trabalho
Se a empresa se compromete em dar atenção às necessidades dos seus clientes internos, que são peças fundamentais para a obtenção de bons resultados e responsáveis pelo sucesso da organização como também na produção dos produtos/serviços, consequentemente ela conseguirá atingir a satisfação dos seus clientes externos. Um funcionário motivado, capacitado, assegurado de sua saúde e segurança no trabalho, sendo reconhecido e bem remunerado, apresenta melhores resultados para a empresa.
A QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) pode ser vista como estratégia competitiva de diferencial de mercado, cujo desenvolvimento dos programas propostos para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários da empresa pode elevar o nível de satisfação do trabalhador a ponto do mesmo ser motivado passando a contribuir na lucratividade da organização.
Conforme Detoni (2001, p.124): "A aplicação de programas que visem à qualidade de vida no trabalho é diferencial competitivo da organização, pois eles podem reverter em benefício para a empresa, especialmente nas suas relações com os trabalhadores e na qualidade de seus produtos".
A organização deve enxergar as tarefas de seus empregados como um primeiro passo para o sucesso da empresa. Funcionários satisfeitos, comprometidos, com boa saúde, executam suas tarefas corretamente, garantindo àquela organização um diferencial no mercado com uma jornada de parcerias, e assim obtêm uma maior lucratividade.
Para a implantação de um projeto de QVT, devem-se