Nova republica
Acadêmicos- Dayana Guimarães dos Santos
Professor-Tutor Externo- Liliani Masselli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia (0524) – Prática do Módulo I
20/06/2012
RESUMO
Neste estudo abordaremos a história da educação no Brasil, no período de 1945 à 1963, denominado Nova República, usaremos a revisão bibliográfica que nos ajudará a compreender as mudanças de governo, a política e as consequências na vida da população brasileira na época.
Nesse período, o poder variava entre conservadores e liberais, e a política era voltada aos interesses pessoais. A luta por uma escola pública de qualidade não alcançava resultados satisfatórios à população. Era preocupante o analfabetismo por não haver uma pedagogia consistente e democrática,e agravado pela falta de escolas e condições adequadas aos professores.
Palavras-chave: Educação,política,pedagogia.
1 INTRODUÇÃO
Com a Segunda Guerra Mundial, surgem no mundo inteiro, governos democratizados, voltados ao povo.O Brasil nesse período de 1945 à 1963, conhecido como Nova República, também adere as mudanças , tendo crescimento no desenvolvimento popular, permitindo que as ideologias ganhassem as ruas.O presidente Getúlio Vargas aproxima-se das teses esquerdistas por perceber o fascínio causado na população .A democracia nos Estados Unidos e o Socialismo na União Soviética influenciam para a fundação e fortalecimento do Partido Comunista no Brasil que pela primeira vez organiza cursos de alfabetização para adultos e crianças e cursos técnicos para a população.A educação ganha espaço na mídia através de jornais que divulgam ações educativas, levando a melhorias à outras áreas como saúde e lazer que passam a ser de utilidade pública. Nessa luta segue a equivalência do ensino técnico profissional com vias de acesso ao ensino superior e a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), disposta a reformular a