nota fiscal eletronica
Diante de um cenário moderno com os avanços da tecnologia para registrar operações de mercadoria no ato da venda, trouxe ao comerciante uma inovação que tornaria a sistemática forma de emissão mais transparente em suas operações de venda ao cliente. Sabemos que cada dia em tempo atual as empresa precisa de adequar e se adaptar com as novas tendências em que vão surgindo e como as empresas buscam alternativa para melhorar no documento de seu registro fiscal.
Sendo assim o principal objetivo deste capitulo é descrever as evoluções no documento fiscal, desde o surgimento do seu primeiro momento onde o homem através de sua necessidade necessitou a utilização de documento para registrar suas operações e até nos dias atuais com a implantação de documento digital. Em geral este capítulo demonstra como foram acontecendo às evoluções ao documentar uma operação de mercadoria para fins gerenciais.
1.1 Conceitos de Nota Fiscal – Emissão de documento Fiscal
Em aspecto geral o surgimento de documento na empresa na realização de emissão de uma nota, caracteriza nas informações como um registro de comprovar a existência da saída de uma mercadoria a uma pessoa. A importância em realizar a nota busca compreender que a empresas emite para documentar qualquer saída de um determinado produto de sua loja, seja no comercio ou ate mesmo uma indústria, mas com o propósito ter um controle de todas as suas vendas.
Segundo Caldarelli (1997). É o documento que comprova a existência de um ato comercial de compra e venda de mercadoria e tem a necessidade maior de atender às exigências do fisco, quanto ao transito das mercadorias e das operações realizadas entre empresa e o consumidor.
A emissão de documento fiscal envolve toda operação mercantil, ou seja, a empresa através da compra e venda fornece informação decorrente à mercadoria na qual são especificados os dados e detalhamento de um produto em geral, isto refere em