Controle Hormonal do ciclo menstrual
A eliminação de sangue e de restos do endométrio pela vagina é a menstruação, processo que dura em média entre 3 e 7 dias, dependendo da mulher e de suas condições fisiológicas. O período entre o início de uma menstruação e o início da seguinte é chamado de ciclo menstrual.
Durante o ciclo menstrual ocorrem grandes variações nas taxas de gonadotrofinas hipofisárias e de hormônios sexuais. A menstruarão ocorre justamente porque, não ocorrendo gravidez, as taxas de todos esses hormônios tornam-se muito baixas no sangue da mulher.
Um novo ciclo menstrual tem início com a retomada na produção de FSH pela hipófise. O aumento da taxa sanguínea de FSH induz o desenvolvimento do folículo ovariano, que passa a produzir estrógeno, elevando a taxa desse hormônio no sangue.
O estrógeno induz o desenvolvimento do endométrio, que se torna rico em vasos sanguíneos e em glândulas. Quando a taxa sanguínea de estrógeno atinge determinado nível, a hipófise é estimulada a liberar grandes quantidades de FSH e de LH. A ação conjunta desses hormônios induz a ovulação, que ocorre geralmente entre o décimo e o décimo quarto dia a partir do início do ciclo menstrual.
A taxa elevada de LH no sangue induz as células do folículo ovariano rompido a se transformarem no corpo-amarelo, que produz estrógeno em quantidade elevada. O corpo-amarelo atinge o desenvolvimento máximo cerca de 8 a 10 dias após a ovulação.
Estrógeno e progesterona atuam em conjunto sobre o útero, que prossegue