ovogenese
fev21
Ovogênese
A ovogênese é o processo da gametogênese feminina, no qual, através de uma sequência de eventos, as ovogônias são transformadas em ovócitos maduros. Esse processo se inicia no nascimento da menina, mas é completado só quando ela chega à puberdade e continua até a menopausa.
Visão Geral da Ovogênese
1. Vida Intrauterina
Durante a vida fetal, as ovogônias proliferam – se por meio de mitoses. Antes do nascimento da neném (por volta da sétima semana de vida intrauterina), as ovogônias crescem para formar os ovócitos primários (ainda são todos 2n, ninguém sofreu meiose). Assim que esses ovócitos I são formados, algumas células do tecido conjuntivo os circundam, formando o folículo primordial.
A primeira divisão meiótica desses ovócitos acontece antes do nascimento, só que ela (a prófase) só vai se completar na puberdade. Isso só é possível porque, provavelmente, as células foliculares secretam uma substância chamada de inibidor da maturação do ovócito, que estaciona o processo meiótico.
Após o nascimento da neném, não se forma mais nenhum ovócito primário (diferente do homem, em que isso é contínuo). Até o nascimento, a mulher gera um número abruto de células germinativas. Mas, antes dela nascer, já morreu um monte dessas células (num tem uma explicação certa pra isso). E esse número vai diminuindo até chegar à menopausa. No ovário dela há em torno de 2 milhões de ovócitos primários, só que muitos regridem durante a infância e a adolescência. Apenas em torno de 40000 deles permanecem. E, desses 40000, apenas 400 são expelidos como ovócitos secundários na menstruação durante toda a vida dessa mulher.
2. Do Nascimento à Menopausa
No ovário de uma menina recém – nascida, os ovócitos primários ficam parados na primeira divisão meiótica nos folículos ovarianos. Só quando ocorrer maturação do folículo é que a primeira divisão meiótica acontece e surge o primeiro corpo polar (divisão