Espematogenese e ovogenese
1274 palavras
6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANOCOORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD
ELIOENAI DA SILVA CAMPOS
RA1095619
Curso: Licenciatura ciências biológicas Nome da disciplina.Biologia do desenvolvimento Aluno: Elioenai da Silva Campos
Pólo de São Miguel do Guaporé
Rondônia
Março de 2013
DIFERENÇAS ENTRE ESPERMATOGÊGESE E OVOGÊNESE
INTRODUÇÃO
A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, processo denominado gametogênese. A gametogênese ocorre nas gônadas.
Como são dois os tipos de gameta, existem dois tipos de gametogênese: a espermatogênese, que é o processo de formação dos espermatozóides, e a ovogênese ou ovulogênese, que é o processo de formação de óvulos.
Os espermatozóides são formados nas gônadas masculinas (testículos) e os óvulos, nas gônadas femininas (ovários).
ESPERMATOGÊNESE
A espermatogênese inicia-se já durante o desenvolvimento embrionário. Nos testículos do embrião, células diplóides denominadas células germinativas primordiais passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a vários espermatogônias. Estas continuam a se dividir por mitose durante toda a vida do homem, sendo, no entanto, um processo lento ate ele atingir a puberdade. Depois, intensifica-se muito, declinando novamente na velhice
A partir da puberdade, que geralmente ocorre entre os 13 e os 16 anos de idade dos homens, essas espermatogônias iniciam intensa proliferação por mitose aumentando em numero. No entanto algumas espermatogônias não permanecem nesse processo de intensa divisão mitótica, seguindo outro caminho: passam por modificações, aumentam de tamanho e diferenciam-se formando outro tipo celular diplóide, denominado espermatócito primário.
Os espermatócitos primário entram em meiose ao final da meiose I formam-se os espermatócitos secundários que são células haplóide com n cromossomos duplicados. Estas células