O nome de Deus é Jeová e como devemos orar corretamente ?
O Conceito da Bíblia
Como devemos orar a Deus?
É UM privilégio indescritível falar com o Todo-Poderoso e lhe contar nossos pensamentos mais íntimos. Mas muitas pessoas não sabem ao certo como orar, e outras querem melhorar suas orações. Pelo visto, alguns dos primeiros seguidores de Jesus Cristo também queriam melhorar suas orações. Um deles lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar.” (Lucas 11:1) Em resposta, Jesus ensinou uma oração-modelo, muitas vezes chamada de oração do Pai-Nosso. Essa oração bela, e ao mesmo tempo simples, nos ajuda a nos dirigir a Deus de modo apropriado, além de esclarecer a mensagem principal da Bíblia.
A oração-modelo de Jesus
Jesus disse: “Tendes de orar do seguinte modo: ‘Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores. E não nos leves à tentação, mas livra-nos do iníquo.’” — Mateus 6:9-13.
Observe que Jesus disse: “Tendes de orar do seguinte modo.” O que aprendemos disso? Ele não queria que seus seguidores simplesmente repetissem suas palavras. De fato, ele tinha acabado de lhes dizer para não fazer orações repetitivas. (Mateus 6:7) Sua oração é uma lição sobre prioridades — o que é mais importante para Deus, não para nós. Analisemos então cada trecho dessa oração.
Uma análise da oração-modelo
“Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” Jesus apropriadamente se dirigiu a Deus como “Pai”, porque Ele nos ama e nos protege, assim como um bom pai humano. Ele também tem um nome, Jeová, que não deve ser confundido com seus muitos títulos, como Todo-Poderoso, Deus e Senhor. (Salmo 83:18) Mas por que o nome de Deus, que inclui sua reputação, precisa ser santificado? Porque ele tem sido difamado e caluniado.
Algumas pessoas culpam a Deus quando passam por dificuldades. Mas, na realidade, essas