estudante
CURSO DE MÊCANICA
SOLDAGEM A LASER
CURITIBA
2013
Soldagem a laser
Trabalho de solda apresentado ao curso de mecânica no Centro de Educação Profissional Mário Cristovão para obtenção de nota.
Prof: Valdir
Curitiba
2013
Sumário
Introdução
Nesse trabalho feito através de uma pesquisa, aborda o tema soldagem a laser, que seria caracterizada pela fusão localizada da junta através de um bombardeamento por feixe de luz concentrada, coerentemente e monocrático de alta intensidade.Aborda também a aplicação da solda a laser, seguindo de suas vantagens e desvantagens, e suas variáveis.
Desenvolvimento
Aplicação; A alta concentração do feixe de laser proporciona uma radiação de excelente qualidade, permitindo diversas aplicações; apenas na área de metal-mecânica podem-se citar: corte e furação de peças de geometrias complexas, numa proporção de 60% dos trabalhos; soldagem, por exemplo, de baterias de lítio, equivalente a 25%; marcação de instrumentos de medição, 10%; tratamento térmico de componentes, como por exemplo, válvulas de motores de combustão e demais utilizações, equivalentes a 5% das aplicações.
Vantagens: Algumas vantagens do processo de soldagem a laser são: aporte de energia concentrado; minimização dos efeitos metalúrgicos sofridos pela zona afetada pelo calor (ZAC); muito menos distorções; soldagens em um único passe; não requer metal de adição, portanto está livre de eventuais contaminações; facilidade em soldar locais de difícil acesso, uma vez que não há contato com a peça; soldagem de peças muito finas; possibilidade de automatização do processo.
A soldagem a laser possui um aporte de energia muito concentrado, produzindo uma solda estreita e profunda. A penetração é facilmente controlada pelo ajuste dos principais parâmetros, como potência e taxa de pulso. Fazendo isto, é possível executar