nosso papel diante da natureza/consumismo
Vivemos no planeta Terra que todos os dias se transforma, e aqui encontramos as sociedades humanas que realizam todo tipo de ação para garantir a sobrevivência e buscar seu sustento. Essas ações humanas no planeta acabam provocando problemas ambientais graves que tinge diretamente a sociedade, e os mais prejudicados são as pessoas que têm as piores condições econômicas. As conferencias mundiais que cuidam da questão ambiental apontam para a criação de um processo de educação ambiental que façam as pessoas refletirem suas atitudes perante a Terra. Mas esse modelo de educação precisa ser baseado num processo de consciência crítica sobre o modelo econômico em que vivemos, e repensando a lógica do lucro e de utilização dos recursos naturais. Eu, você, ele, ela, etc temos a responsabilidade de cuidar do planeta e somente agido de forma consciente poderá minorar ou erradicar os problemas ambientais.
Sonhos de consumo: dá para viver sem eles? Fazer compras traz felicidade?
Comprar faz parte do dia a dia, o problema é que o consumismo a=chegou a níveis insanos, aumentando a demanda por matéria-prima, a produção de lixo, a pressão sobre o meio ambiente.
• Um relatório da WWF mostra que consumimos 30% acima da capacidade regenerativa do planeta
• O relatório “Planeta Vivo” mostra que o tamanho da pressão levou à perda de 30% da biodiversidade nos últimos 35 anos.
• Uma pesquisa do Worldwatch Institute mostrou que apenas um quarto dos habitantes da Terra consomem mais do que precisam, metade consome o necessário e a outra metade consome abaixo do necessário.
•
O consumo de cada um O consumo está profundamente associado às carências e frustrações da vida contemporânea. As pessoas acham que se comprarem tal coisa elas serão mais poderosas e mais felizes.
• Em uma pesquisa do Akatu, mais de 50% dos entrevistados disseram acreditar que o que compram define quem são.
Segundo Fátima Portilho,