A GRAMATICA DA GLOBALIZAÇÃO: UM OLHAR SOB O CONSUMISMO PÓS-MODERNO
PÓS-MODERNO1.
Julio Cesar Bueno Jacques2
RESUMO
Constantemente o capitalismo vem evoluindo gradativamente ao longo dos tempos. Em épocas distintas o capitalismo assume uma vastidão de faces, que acompanha a evolução da humanidade. Neste viés, o capitalismo assume o significado pós-moderno, munido mais uma vez dos aspectos socioculturais das sociedades. Assim o capitalismo pós-moderno surge com a face da globalização sendo representado pelos grandes impérios alimentares. Porém, a globalização, também assume um viés distinto das demais fases. Assim a globalização infiltrar-se no ventre dos costumes, dos significados, das culturas e dos princípios das sociedades sob a forma do consumismo.
Este ensaio teórico tem como objetivo uma triangulação de abordagens teóricas de autores que são atraídos pelo tema do consumismo na era globalização. Assim, para maior clareza sobre os trabalhos desses autores irei delimitar-me em aspectos que são impactados pela ação da globalização na sociedade atual, e quais os reflexos desses impactos a representação sociocultural dos consumidores, ou seja, a sua influencia na diferenciação social, na identidade dos sujeitos, nos aspectos de sustentabilidade, na noção de ética do consumidor e na promoção de um consumo consciente. Através das analises teóricas, percebeu-se que os consumidores assumem uma visão de atores indefessos diante da onda avassaladora do capitalismo. Estes impactam drasticamente principalmente nos
aspectos
socioculturais
dos
consumidores.
Que
sofrem
constantemente crises de identidade, perdendo sua noção de sentidos sociais, culturais, econômicos e sustentáveis de consumo. Além de impactar constantemente nas potencialidades éticas e conscientes dos consumidores no ato do consumo. Neste viés, os consumidores são vitimas passivas a mercê da avassaladora infiltração do capitalismo que sufoca a sociedade globalizada.