Cenarios Design Futuro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
GUSTAVO BORDONI
REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS ATRAVÉS DO DESIGN
CURITIBA
2010
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
GUSTAVO BORDONI
REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS ATRAVÉS DO DESIGN
Trabalho apresentado para fins de obtenção de nota final na disciplina de Design e Meio Ambiente, ministrada pelo professor Jaime Ramos, referente ao primeiro semestre.
CURITIBA
2010
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como propósito definir um possível cenário para os próximos 25 anos. Dentro desta projeção incluem-se, análise da produção, consumismo, hábitos de vida e presumíveis impactos ambientais, de acordo com o que está acontecendo na atualidade. Também se constitui de uma análise da importância do design na redução dos problemas socioambientais e de que maneira ele pode contribuir para a melhoria dos mesmos através da sustentabilidade.
CENÁRIO 1
No mundo em 2035, a sustentabilidade será essencial para o bem estar do planeta terra. Para tentar amenizar a degradação dos ecossistemas e do clima terrestre, a ONU irá interferir no esquema de produção atual, que só pensa nos lucros e não no meio-ambiente. A mudança brusca climática, como chuvas torrenciais e tempestades, acontecerá com mais freqüência, decorrente do aquecimento global causado pela poluição dos centros urbanos e pela produção industrial negligente em relação ao ecossistema.
A água potável será usada apenas para consumo e a não potável será utilizada para as demais finalidades, inclusive com reaproveitamento da água proveniente da chuva. Isto acontecerá, pois haverá um aumento significativo no preço da potável devido à escassez de água doce no planeta.
O uso de combustíveis fósseis será intensamente reduzido e trocado por combustíveis alternativos, como a utilização do etanol e hidrogênio. Células de combustível também será uma opção, enquanto existir