Normas de citação
1 NORMAS DE CITAÇÕES
1.1 CITAÇÕES DIRETAS
CITAÇÃO DIRETA: é a transcrição literal de um trecho de uma obra consultada.
1.1.1 Citações diretas curtas
Quando a transcrição tem menos de 3 linhas. Nesse caso, o trecho deverá vir entre aspas duplas, sem itálico ou qualquer outra forma de destaque. Conforme segue o exemplo:
A educação pode ser entendida como “O processo de reconstrução e reorganização da experiência, pelo qual lhe percebemos mais agudamente o sentido, e com isso nos habilitaremos a melhor dirigir o curso de nossas experiências futuras.” (DEWEY, 1967, p. 17).
1.1.2 Citações diretas longas
Quando a transcrição ultrapassa o limite de 3 linhas. Nesse caso, o trecho deverá ser configurado com recuo de 4 cm da margem esquerda, devendo ser utilizado espacejamento simples, com fonte tamanho 10, sem aspas e sem itálico. Conforme segue o exemplo:
A educação é um direito fundamental para a vida humana. Nesse mesmo sentido é a lição de Muniz (2002, p. 79):
A educação, como um dos direitos humanos, tendo origem no direito natural, deve ser assegurada de maneira primordial. Considerada apenas como um direito social, deve ser mais do que isso. Ínsita no direito à vida, é instrumento fundamental para que o homem possa realizar como homem. Recordando São Tomás de Aquino, o homem tem sede de saber. [...] E isso só é possível através da educação.
1.1.3 Supressões, acréscimos e destaques
É permitido transcrever determinado trecho de uma obra suprimindo pequenos períodos, desde que o trecho suprimido seja representado por meio do uso de reticências entre colchetes: [...].
Também a introdução de palavra para complementar a passagem transcrita deve ser feita por colchetes: “Com efeito, a aversão, a compaixão, a ira e as demais paixões não concernem ao assunto como tal [a Retórica], mas única e simplesmente ao juiz” (ARISTÓTELES, 2001, p. 30).
Se o autor da pesquisa desejar destacar determinada parte do