Normas - citação
UNIVAG
Sistema de Informação
Normas - Citações |
Mychel Turatti
Várzea Grande
2013
Mychel Turatti
Normas - Citações |
| Orientador: Muriel Rizental |
Várzea Grande
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 CITAÇÃO DIRETA 4 2.1 Citação Direta Curta 4 2.2 Citação Direta Longa 5 3 CITAÇÕES INDIRETAS 7 4 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO
Em todo trabalho científico, devemos ter sempre a preocupação de realizar as referências precisas às ideias, frases ou conclusões de outros autores, isto é, citar a fonte (livo, revista, e todo o tipo de material produzido gráfica ou eletronicamente) de onde são extraídos tais dados.
As citações podem ser consideradas como diretas e indiretas, curtas e longas, e, existem também as fontes, que podem ser primárias ou secundárias.
2 CITAÇÃO DIRETA
Citações diretas são utilizadas quando se referem à transcrição literal de uma parte de um texto de um determinado autor, conservando-se a grafia, pontuação, idioma, etc, e devem ser registradas entre aspas.
2.1 Citação Direta Curta
As citações curtas, são elaboradas no máximo de três linhas, e deverão ser apresentadas no texto entre aspas, e, a referência do autor poderá estar no texto ou ao final da citação, neste cado, utiliza-se o sobrenome do autor entre parenteses e em letras maiúsculas.
Exemplos:
Exemplo 1:
É neste cenário, que "[...] a AIDS nos mostra a extensão que uma doença pode tomar no espaço público. Ela coloca em evidência de maneira brilhante a articulação do biológico, do político, e do social." (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.7).
Exemplo 2:
Segundo Paulo Freire (1994, p. 161), "[...] transformar ciência em conhecimento usado apresenta implicações epistemológicas porque permite meios mais ricos de pensar sobre o conhecimento [...]".
Exemplo 3:
Nóvoa (1992, p.16) se refere à identidade profissional da seguinte forma: "A identidade é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e de estar na