Normas portuguesas de citação
A elaboração de uma bibliografia é, normalmente, fonte de dúvidas na execução de trabalhos uma vez que existem várias formas de as realizar (Normas). Para evitar ambiguidades, e meramente como instrumento de referência rápida, o Serviço de Informação e Documentação da Escola Superior de Comunicação Social apresenta duas propostas: a Norma Portuguesa 405 do Instituto Português da Qualidade e o sistema de Harvard* internacionalmente reconhecido.
* O sistema de referência de Harvard é o método mais directo de reconhecer o trabalho de um autor, pois, à partida, só é necessário mencionar o autor e data de publicação no texto que está a ser elaborado. O leitor pode facilmente localizar a descrição completa da obra em causa ao recorrer à bibliografia apresentada no final do documento. O sistema tema a vantagem de mostrar de imediato a autoridade citada, reconhece-la facilmente, e saber quão recente é a informação.
NOTA: Importa referir que independentemente do sistema seleccionado deve ser utilizado um e apenas um durante todo o trabalho.
C ONCEITOS B ÁSICOS
Bibliografia: lista de referências bibliográficas segundo uma ordem especifica que contem elementos descritivos de documentos, que permitam a sua identificação. Citação: forma breve de referência colocada entre parênteses no interior do texto ou em nota em pé de página, e que permite identificar a publicação onde foi obtida a informação e indicar a localização exacta da fonte. Citação em Nota: tipo de citação em que se utilizam números inseridos no texto em expoente ou entre parênteses que reenviam para os respectivos documentos, pela ordem em que são citados, apresentados nas notas de pé de página (Footnotes) ou no final de secções (Endnotes). Monografia: (termo técnico para livro) publicação contendo texto e/ou ilustrações, apresentados em suportes destinado à leitura visual, completa num único volume, ou a ser completada num número determinado de