Normas de citação
1. Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
1.1. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Exemplos:
"Não se mova, faça de conta que está morta." (CLARAC BONNIN, 1985, p. 72).
Segundo Sá (1995, p. 27): "[...] por meio da mesma arte de conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]"
1.2. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado( Tamanho 11) e sem as aspas.
Exemplo:
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181).
3. Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado
Exemplos:
Como lembra Martins (1984) o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente de um plano de um plano unificado de normalização.
Soltys e Spratling (1957) descreveram pela primeira vez, em porca com cistite e pielonefrite, a presença de Corynebacterium suis.
No Brasil, Oliveira et al. (1983) isolaram Corynebacterium suis do diversículo prepucial de machos [...]
3. Citação de Citação: Citação de um texto em que não se teve acesso ao original
No texto, citar o sobrenome do autor do documento não consultado, seguido das expressões:
Citado por, apud, conforme ou segundo
Exemplos:
Porter (apud CARVALHO; SOUZA, 1999, p.74) considera que “a vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que a empresa consegue criar”.
“Não se mova, faça