parâmetros curriculares nacionais
As idéias básicas do primeiro ciclo contidas nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais em Ciências) refletem muito a importância das atividades investigativas e das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências no nível fundamental podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensino aprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxilia os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos.
De acordo com o PCN e neste primeiro ciclo que esta contida as curiosidades da criança de como funciona, como se faz determinado objeto, buscam explicações para as coisas que as rodeiam; mesmo que essas crianças não tenham cursado a educação infantil, chegam à escola com um “repertorio” de conhecimentos adquiridos na vida cotidiana. É necessário e importante que o professor (a) leve em consideração essas representações e vivencias que a criança traz consigo do meio no qual ela vive, deixando-a se expressar de forma espontânea e livre, pois isso pode ser bastante interessante e enriquecedor tanto para a criança como para o professor.
Apesar da importância, o ensino de Ciências Naturais tem sido conduzido de maneira desinteressante. Primeiro deve haver uma seleção criteriosa de conteúdos (não dá para que o professor possa ensinar todo o conjunto de conhecimentos científico acumulados de forma livre, sem interação com fenômenos naturais e tecnológicos).