Parametros Curriculares nacionais
No PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) os conhecimentos básicos de Língua portuguesa foram adquiridos no ensino fundamental,e no ensino médio este conhecimento foi se aprimorando,havendo adquirindo competências interacionais, textuais e gramaticais. No plano de ensino da Língua Portuguesa é imprescindível que sejam adquiridas competências gramaticais pelos alunos para que eles possam aprimorar seus conhecimentos,melhorando assim seu saber lingüístico.Cabe aos professores e a escola preparar trabalhos apropriados para aluno absorva conhecimentos e adquiram habilidades e competências.
No ensino médio a língua portuguesa baseia-se apenas em literatura, gramática da produção de textos e oralidade, porem é preciso ir alem de selecionar conteúdos teóricos, é importante relacionar o que os professores tem a ensinar, e o que o aluno já sabe. Para elaborar conteúdos aos alunos do ensino médio foram concebidos alguns critérios, sendo eles adotados pelo PCN-evitar a repetição de conhecimentos já aprendidos – a língua falada não deve ser deixada de lado, havendo atividades como debates, musicas cinemas, artes plásticas etc. As competências Interacionais, as competências textuais e as competências gramaticais são guias para a seleção de conteúdos, fazendo assim que o professor consiga ajudar seus alunos a adquirir conhecimentos.
A avaliação deve ser feita como um processo contínuo, ao longo do período escolar, estando integrada aos objetivos do fazer do professor, que devem ser bem definidos, portanto passou-se a avaliar o aluno em outros aspectos, considerando todo o seu potencial diante do processo ensino aprendizagem, o seu envolvimento diante da educação, através da participação em sala, envolvimento nas atividades propostas em sala de aula, tarefas e trabalhos de casa, responsabilidades com a entrega dos mesmos, somando-se todos esses para fazer o fechamento da média do aluno. ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394, de 1996)
Podemos