Trabalho de Engenharia Ambiental e Sanitária
1. CARACTERÍSTICAS DA ÁREA DE ESTUDO
1.1 Planta de localização:
Figura 1
1.2 Definição de um raio de 500m no bairro:
Figura 2
1.3 Caracterização da área de estudo
As principais vias do bairro são: Avenida Victor Ferreira do Amaral, Avenida Afonso Penna, Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Rua Monte Castelo, Rua Frei Orlando, Rua José Veríssimo, Rua Konrad Adenauer, Rua Suécia e Rodovia Régis Bittencourt.
O bairro tem como referência: Estádio do Pinherão, Jockey Club do Paraná, Colégio Militar de Curitiba, Cemitério Vertical e Ginásio do Tarumã.
1.4 Descrição da cobertura vegetal, topografia, tipo se solo e corpos d’água existentes.
Topografia:
Curitiba tem uma elevada altitude, sendo máxima de 1.100 m na região norte ea mínima de 860m na região sul.
Figura 3
Vegetação:
A maior parte da cidade é formada por campos naturais, enquanto que ao norte é predominante a Floresta Ombrófila Mata Montana e a Floresta Ombrófila Mata Aluvial está espalhada por Curitiba.
Figura 4
Tipos de solo:
O município de Curitiba localiza-se na porção oriental do Estado do Paraná, fazendo parte do Primeiro Planalto Paranaense. Situada a 945 metros de altitude e a 110 km do oceano, a capital possui uma área de 440 km², sendo que praticamente todo o seu território está ocupado pela malha urbana.
A cidade é banhada por afluentes do rio Iguaçu, tendo como principais rios o Atuba, o Belém, o Barigui, o Passaúna e o Ribeirão dos Padilhas. Sua topografia é caraterizada por colinas onduladas levemente arredondadas: ao norte ocorrem pequenas elevações, a oeste encontram-se conjuntos de morros e ao sul predominam relevos suaves, e é por isso que os rios correm para o sul onde vão desembocar no rio Iguaçu.
1.5 Localização em relação aos cursos d’água
Dentro dos limites do bairro não existem corpos d’água, o curso d’água mais