atps kelly
Cláudio Márcio, 19 de novembro de 2007 A ergonomia, prevenção de doenças posturais, gera aumento significativo da qualidade de vida do trabalhador dentro e fora do ambiente organizacional. É o que se pode concluir da palestra, sobre prevenção de doenças posturais, da fisioterapeuta Maria Paula Bock Silva proferida nesta segunda-feira (19/11) às 14 horas no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba- COHAB CT. A palestra faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho- SIPAT.
O sedentarismo foi tratado como causador de mau humor, irritação, dor insônia... Para a palestrante, a qualidade de vida é ter uma vida ativa, prazerosa, harmoniosa, espontânea, simples, livre para fazer as escolhas, com hábitos saudáveis e feliz. Para isso, foram sugeridos exercícios físicos, caminhada, dança, passeio com o cachorro, por pelo menos 30 minutos por dia.
A coluna vertebral foi definida como flexível, estável e composta por vértebras dispostas umas sobre as outras. Como principais deformidades, foram classificadas a lordose, a cifose e a escoliose. Como conseqüências destas deformidades, surgem doenças como hérnia de disco e bico de papagaio. As causas destas doenças são as posturas inadequadas e movimentos incompletos.
Como prevenção, foram sugeridas práticas como apoiar os pés no solo e a coluna no espaldar da cadeira ao sentar, ao levantar peso segurar a carga próxima ao corpo e levantar com as costas retas e joelhos dobrados evitando torcer o tronco, ao trabalhar em pé apoiar o pé num suporte alternando a posição dos pés, ao carregar mochilas utilizar as duas alças, ao carregar sacolas e bolsas distribuir o peso entre as duas mãos, ao carregar malas tira-colo alternar entre os dois ombros, ao deitar com a barriga para cima apoiar a curva da perna sobre um travesseirinho, ao deitar de lado colocar um travesseirinho entre os joelhos, evitar dormir com a barriga para baixo, ao usar o computador