Jogue comigo!
A Educação Física na Escola
Acadêmicos: Ana Paula Paiva Magalhães José Werbson Martins
Curso: Licenciatura em Educação Física
Professor: Marcel Cunha
Referência
Citações
Comentários
Pág. 02
“Se vocês terminarem as tarefas sairemos da sala; caso contrário não terão aula de Educação Física hoje”...
“Como vocês estão muito indisciplinados hoje, não sairão para as aulas de Educação Física.”
Podemos dizer baseando se em pesquisas que elas têm concepções dominantes sobre o papel da Educação Física na Escola, que não são excludentes, antes se completam, especialmente, na pratica cotidiana.
Pag. 02
No construtivismo, a intenção é a de construir conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, em uma relação que extrapole o simples exercício de ensinar e aprender.
Essa concepção teve forte influência de Piaget. A principal vantagem é a de que possibilita uma maior interação com uma proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos da educação formal.
Pag.03
[...] respeitar o seu universo cultural (do aluno), explorar a gama multiplica das possibilidades educativas de suas atividades lúdicas espontâneas, e gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do conhecimento.
Nessa orientação da CENP (São Paulo, 1990) ela propõe a meta da construção do conhecimento evidente nesse objetivo da Educação Física.
Pag. 03
[...] a corrente educativa em psicomotricidade tem nascido das insuficiências da educação física que não teve condições de corresponder as necessidades de uma educação real do corpo.
Le Bouch acreditava que a educação psicomotora é a base na escola primaria. Ele condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares; leva a criança a tomar consciência do seu corpo e da lateralidade, a situar se no espaço, a dominar o tempo, adquirir habilidades