normas da ldb
O Instituto Federal do Paraná é uma autarquia Federal criada a partir da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que transformou da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR). Cada instituto é organizado em estrutura com vários campi e proposta orçamentária anual identificada para cada campus e Reitoria.
O Instituto Federal do Paraná conta com uma reitoria e quatorze campi, nas cidades de Curitiba, Assis Chateaubriand, Cascavel, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Oferece educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
Ganharam status de instituto os antigos CEFETs, escolas técnicas e agrotécnicas. Em todo Brasil, existem 38 Institutos Federais, o grande diferencial desses institutos é a oferta de todos os níveis de ensino na mesma instituição. Pela primeira vez é possível oferecer, no mesmo local, desde a educação básica (cursos de nível médio e técnico) até a Pós-Graduação. Dentro do IFPR os cursos estão divididos nos seguintes níveis:
Educação Básica: Compreende os cursos técnicos de nível médio, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Concomitante, Subsequente, Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e cursos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Educação Superior: Compreende cursos de