Resumo 2ª Guerra Mundial
Vários problemas atingiam as nações europeias no século XX. Tinha países descontentes com a partilha da Ásia e África. Enquanto uns países estavam de fora do processo neocolonial, outros podiam explorar terras com muitas riquezas; como a Alemanha e a Itália estavam de fora do processo, podemos considerar que foi uma das causas da Guerra.
Existia muita concorrência de mercado, a mesma gerou vários conflitos de interesse entre as nações; os países também estavam empenhados em se armar, tanto para se protegerem, como para atacarem. Havia duas grandes nações com muita rivalidade na época; a França havia perdido a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha durante uma guerra, os franceses estavam à espera de uma oportunidade para recuperar a região perdida. Os germânicos têm vontade de unir todos os países de origem germânica em uma só nação, a mesma vontade têm os eslavos.
Com todos esses conflitos e brigas, na mente deles não tinha mais jeito á não ser parte para guerra.
O grande motivo do começo da guerra foi à morte do príncipe Francisco Ferdinando, achara o criminoso chamado Mão-negra, integrante de um grupo Sérvio. O império austro-húngaro se irritou com as medidas da Sérvia em relação ao crime, e declarou guerra a Sérvia.
Os países europeus começaram suas alianças politicas e militares, desde o final do século XIX, tinha a Tríplice aliança (1882), quem pertencia a essa aliança eram os países: Império Austro-Húngaro, Itália e Alemanha (a Itália abandonou a Tríplice em 1915 e foi para o outro lado). Já a França, Rússia e Reino Unido formavam a Tríplice Entente (1907). O Brasil não podia ficar de fora e mandou enfermeiros e medicamentos para a Tríplice Entente.