acidez suco de laranja
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
Determinação total da acidez em frutas cítricas
Aison Felipe Cardoso Santos - 114550009
Débora de Fátima Batista - 114500037
Janaína Francielle Oliveira Ribeiro - 124500058
Kayo Vinycyus de Souza Oliveira - 114550027
Lucas Arantes Araújo - 09450033
Relatório apresentado com parte das exigências da disciplina Química Analítica, sob responsabilidade da profa. Ana Maria de Oliveira.
Ouro Branco – MG Junho/ 2013
Determinação total da acidez em frutas cítricas
RESUMO
Neste experimento padronizou-se a solução de NaOH usando uma solução de biftalato de potássio com características conhecidas. Avaliou-se a acidez do suco de laranja, parcialmente diluído, através da titulação ácido -base, utilizando o NaOH, já padronizado, como solução titulante. Em ambos os processos acima se usou fenolftaleína como indicador ácido-base para que seja possível identificar o ponto de viragem das soluções através da mudança de coloração. A mudança de cor indicou o volume aproximado de base que foi usada para neutralizar o ácido contido na solução, e através dessa quantidade calculamos o pH, que indica a acidez contida no suco diluído.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Parte 1: Padronização da solução de NaOH:
Em toda titulação é necessário realizar a padronização da solução titulante, esta ação faz-se necessária, para identificação do fator de correção atribuído a esta solução e a identificação de sua verdadeira concentração.
Neste experimento foi utilizado como titulante uma solução de NaOH com concentração aproximada a 0,1 mo L-1, e como padrão primário biftalato de potássio PA. A seguir segue a reação que ocorrerá nesta titulação.
KHC8H4O4 + NaOH KNaClH4O4 Reação 1
Preparamos cinco soluções, contendo 25 mL de água, três gotas de fenolftaleína e quantidades exatas