Resumo 2ª guerra mundial
Ao final da Primeira Guerra Mundial foi assinado o Tratado de Versalhes, com a intenção de impor algumas medidas ao países derrotados. Os alemães não gostaram delas e as achavam humilhantes.
A Alemanha, passando por uma grande crise socioeconômica, teve no poder um político que despertou grande revolta alemã, Adolf Hitler. Com seus fortes apelos ele conseguiu levantar e fortalecer o Estado nazista. Ele queria acabar com o Tratado de Versalhes e com o domínio dos vencedores da Primeira Guerra Mundial.
A força e a autoridade dos governos da Alemanha, Japão e Itália obteve muita disciplina social, conseguindo recuperar a economia e o desenvolvimento militar deles. Como eles sentiam-se humilhados pelo Tratado de Versalhes, eles queriam mudar esta ordem, adotando na década de 30 uma Política Externa Agressiva, para expandir o território, área militar e a economia.
Por isto, a inglaterra e a França adotaram uma Política de Apaziguamento, tendo como benefício na irdem internacional e já evitavam uma nova guerra mundial.
O Japão, como queria expandir seu território pela Ásia, em direção à China, atacou em setembro de 1931 o reino da Manchúria, que possuía o apoio da China. Após vencer este ataque eles atacaram a China em 1935. A lIga das Nações até tentou, mas não conseguiu barrar a expansão japonesa.
Em outubro de 1935, a Itália, governada por Mussolini, invadiu a Etiópia – África. Em maio de 1936, a capital foi tomada pelas tropas e Vítor Emanuel III foi proclamado imperador da Etiópia. A Liga das Nações impôs um bloqueio de comércio, porém isto na abalou a economia italiana, já que muitos países não obedeceram este bloqueio. Em abril de 1939, Mussolini ocupou e anexou a Albânia à Itália.
Hitler dizia que o território alemão ainda tinha que aumentar muito, então planejou uma trajetória expansionista. Então em março de 1935, na divisa da França e Alemanha, foi ocupada a Renânia, que por causa do Tratado de Versalhes, não podia ter presença