Resumo - 2ª Guerra Mundial
Com o fim da 1ª Guerra Mundial, os países perdedores, foram impostos a duras condições, o mais prejudicado foi a Alemanha. Para os alemães as cláusulas deste tratado, eram consideradas demasiado humilhantes.
Uma das cláusulas era reduzir as forças militares a cem mil homens, sem artilharia pesada, carros de combate, submarinos e aviões; coisa que foi violada, pois Hitler logo que chega ao poder (em 1933), começa por gastar 24% do orçamento do estado em armamento e após 5 anos (em 1938) já gasta 74% do orçamento do estado
A situação económica da Alemanha era péssima, estavam superpovoados e sem meios próprios capazes de alimentar toda a população; faltavam matérias-primas fundamentais para o crescimento da indústria. Então foi determinado o alargamento do “espaço-vital” (isto é, todas as populações de língua alemã, deveria se reunir numa “Grande Alemanha”, para isso era necessário conquistar territórios a leste para, para o desenvolvimento do País). Desta forma a Alemanha em 1936 Hitler, remilitariza a Renânia e em 1938 ocupa a Áustria. Face isto as nações democráticas, Inglaterra e França, não reagiram bem as anexações alemãs, limitando-se a protestar. Em 1939 a situação agravou-se, os alemães ocuparam a Checoslováquia e exigiram à Polónia a entrega da cidade de Danzigue. Perante o sucedido, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
Fases da Guerra
Guerra-Relâmpago – rápida movimentação de carros blindados, apoiados por bombardeamentos da aviação contra as forças militares inimigas.
Mundialização do Conflito:
As forças do Eixo foram contidas na Europa, Ásia e África. Foi então que os ataques aéreos americanos à Alemanha começaram. Em 1943, os russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalinegrado. A batalha de Estalinegrado aconteceu na União Soviética e terminou com a derrota total dos alemães. Todo o prestígio que as tropas de Hitler haviam adquirido nas guerras da Europa Ocidental