Relatório Cinética Química
ENGENHARIA GEOLÓGICA
CINÉTICA QUÍMICA
OURO PRETO
2013
Objetivos:
Observar através de experimentos os efeitos exercidos pela temperatura e pela concentração na velocidade das reações químicas.
Introdução:
A cinética é a parte da química que estuda a velocidade e o mecanismo com que acontecem as reações químicas. A velocidade de uma reação é a rapidez com que os produtos se formam e os reagentes se consomem; Já o mecanismo de uma reação química é a descrição das etapas que conduzem os reagentes aos produtos. Muito do que se sabe sobre reações químicas provém do estudo das velocidades das reações e de como são influenciadas por vários fatores como: propriedade dos reagentes, concentração dos reagentes, temperatura, catalisadores (diminuem a energia de ativação), áreas das superfícies de contato com os reagentes e ainda concentrações de outras substâncias que não são reagentes.
Parte experimental:
1) Efeito da concentração Para realizar o experimento foram utilizados 5 tubos de ensaio. Ao primeiro adicionou-se 5mL de IO3- com concentração de 0,02mol/L. Ao segundo, 4mL de IO3- de concentração0,016 e 1mL de água. Ao 3º, 3mL de IO3- de concentração 0,012mol/L e 2mL de água. Ao 4º, 2mL de IO3- com concentração 0,008mol/L e 3mL de água. Finalmente, ao 5º tubo de ensaio, foram adicionados 1mL de IO3- com concentração 0,004 e 4mL de água. (A água continha amido funcionando como indicador). Após feito isso, o conteúdo de cada um dos tubos de ensaio foram adicionados a 5 respectivos tubos de ensaio contendo 5mL de HSO3- 0,02%p/v. No momento em que as soluções entraram em contato foi disparado o cronômetro para medir o tempo da reação, os tubos foram agitados para homogeneizar a solução, após obtenção do resultado esperado o cronômetro foi parado.
2) Efeito da temperatura Foram preparados 8