Nomes influêntes para a Psicologia
Contexto Familiar
Nasceu nos Estados Unidos em 1842, em uma família rica com 4 irmãos. Seu pai se dedicou na educação e desenvolvimento moral dos filhos, a seu próprio modo. Superficialmente aparentava mimar seus filhos. Deixava-os estudarem o que quisessem e na hora que quisessem, levava-os para a Europa para expandir seus horizontes, não se preocupava com a educação formal, até William completar 10 anos, quando começou a freqüentar a escola formal. Graças à influência de seu pai sobre aprender novos idiomas, aos 18 anos já era fluente em francês, sabia os fundamentos do latim e lia em alemão.
Contexto Acadêmico
Ao final da adolescência estava perdido quanto ao que queria ser, começou fazendo pintura, mas desistiu. Após isso se matriculou em Harvard a fim de estudar química, matéria a qual detestou pelo fato dos testes em laboratório, como mais tarde iria se sentir sobre a psicologia experimental. Em seguida se interessou por biologia e tornou-se darwinista convicto. Em 1865 acompanhou seu professor, Agassiz, em uma expedição ao Amazonas, da qual se arrependeu pelas mesmas razões que odiou química, além de ter ficado doente durante a viagem. Quando voltou, James se matriculou na escola de medicina de Harvard no ano de 1864 e se formou em 1869. Em 1873 William James passou a dar aula de filosofia em Harvard.
Fatos Marcantes
- Após ter aulas de biologia com o famoso naturalista Louis Agassiz, tornou-se darwinista convicto.
- Durante a viagem ao Amazonas, ele ficou doente, dando início a uma série de surtos reais e imaginários, os quais o acompanharam pelo resto de sua vida.
- Ao longo de seus anos cursando medicina, James fez uma longa viagem para a europa tratar da saúde e investigar a nova fisiologia experimental, lá ele conheceu Helmholtz, freqüentou as aulas do famoso fisiologista Emil Du Bois Raymond e ouvir falar de Wundt.
- Sua viagem a Europa foi muito educativa, mas também contribuiu para aprofundar uma