Psicologia
ALFRED BINET – (1857-1911). Teve importante papel no desenvolvimento da psicologia experimental na França e deu uma contribuição fundamental à avaliação da inteligência através de testes desenhados para esse fim.
Fez estudos fundamentais na área da Psicologia experimental, convertendo-a num instrumento essencial para o desenvolvimento da educação. A partir de 1905, em colaboração com Theodore Simon, desenvolveu escalas para medir a inteligência das crianças, introduzindo o conceito de idade mental. Estas escalas foram a base de todos os testes de inteligência realizados mais tarde.
EDWARD L. THORNDIKE – (1874-1949). Um nome de grande importância para a forma de pensar em psicologia, denominada associacionismo, bem como para a psicologia educacional, é o do psicólogo americano Edward Lee Thorndike.
A partir dos seus estudos com animais, Thorndike postulou a Lei do Efeito, um princípio de aprendizagem que seria aplicável tanto ao comportamento animal quanto ao comportamento humano. Thonrdike lança, portanto, as bases de uma das mais influentes correntes psicológicas: o behaviorismo, também deu grandes contribuições à psicologia educacional, sendo considerado um dos precursores desse campo do conhecimento. Em 1898, recebeu o título de Ph.D., apresentando a dissertação Inteligência Animal: Um Estudo Experimental dos Processos Associativos nos Animais, publicado com destaque na Psychological Review por ser a primeira tese de doutorado a utilizar animais como sujeito de pesquisa. Os 50 anos em que permaneceu na Columbia estão entre os mais produtivos registrados na história da psicologia. Na relação da sua bibliografia constam 507 itens. Apesar de aposentar-se em 1939, trabalhou até morrer, 10 anos depois.
STANLEY HALL – (1844-1924). No estudo do desenvolvimento da criança e da psicologia educacional, influenciado pela teoria da evolução de Darwin, o psicólogo procurou analisar o