Auditorias da qualidade
AUDITORIAS DA
QUALIDADE
INTRODUÇÃO
No contexto atual de competitividade, o crescimento das empresas está vinculado à busca de índices de produtividade em nível mundial. A qualidade é um meio de se atingir resultados no curto e médio prazos sem grandes investimentos, através da prevenção de desperdícios e de uma maior estabilidade no fluxo de produção. Alcançar a Qualidade, de forma consistente, requer a adoção de atividades sistemáticas de controle que, integradas, compõem o chamado Sistema da Qualidade.
INTRODUÇÃO
Para implantação e melhoria deste sistema, o primeiro passo é a avaliação da situação da empresa, tomando por base a orientação de normas internacionalmente aceitas, sendo as de maior abrangência as da Série ISO 9000. Além disso é importante monitorar continuamente o sistema para identificar riscos de distorções ou degradações paulatinas.
Essas atividades compõem a função Auditoria da Qualidade.
A implantação do controle da qualidade em uma empresa precisa ser monitorada não só para verificar seus pontos fortes e fracos mas também para orientar as pessoas e demostrar o interessa da empresa pela qualidade. As auditorias da qualidade são uma importante ferramenta para a gestão moderna da qualidade.
Origem da auditoria
Com a expansão das empresas as demonstrações contábeis passaram ter maior importância para os donos das empresas para as pessoas que tivessem interesse em investir nessas empresas. Com isso houve a necessidade de confirmar a veracidade das informações emitidas pelas empresas. Esta confirmação só poderia ser emitida por um auditor.
Com o crescimento das empresas, aumentou também as informações analisadas pela administração e estas deveriam ser constantes, pois auxiliariam nas tomadas de decisões, por isso grandes empresas começaram a ter dentro de suas organizações uma Auditoria
Interna com a finalidade de trazer melhorias para o controle interno e garantir eficiência e