AUDITORIA DE QUALIDADE
Atualmente é grande a necessidade das organizações em manter-se no mercado competitiva, nesse sentido e com o objetivo de atingir metas de ganhos de produtividade e rentabilidade, essas organizações precisavam se aperfeiçoar e modernizar seus métodos de gestão a fim de atingir seus objetivos com eficiência, eficácia e economia.
A qualidade está na base do sucesso no mundo empresarial, sendo um fator de competitividade e de diferenciação entre organizações. De fato, o desenvolvimento de uma cultura baseada na qualidade abre caminho à eficácia e eficiência organizacional proporcionando um maior lucro com menos custos, além de permitir que a organização compita no mercado internacional. A atividade de auditoria interna surge com um importante instrumento de apoio para alcançar essas melhorias, identificando falhas e otimizando os recursos internos e externos das organizações.
A implementação e certificação da norma ISO 9001:2008 , pelo fato de ser algo ainda complexo para maioria das empresas e dos seus gestores, é muitas vezes erradamente desenvolvida, associando-se mas a burocracia do que a qualidade. Por conseguinte, esta dissertação tem como objetivo abordar os benefícios, dificuldades, barreiras entre outros dentro de uma auditoria interna da qualidade. 2. Método da Pesquisa
A técnica da pesquisa foi por estudo de caso exploratório, buscando informações com os gestores de qualidade da organização, além da coleta de dados históricos.
Ressaltamos que algumas informações não foram tão precisas, uma vez que os gestores que participaram da implantação do sistema, já não fazem mais parte da mesma.
3. Referencial Teórico
3.1 Conceito de Qualidade
“Qualidade é a percepção de cada indivíduo sobre um, produto ou serviço prestado.”
Para Deming , “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras. ”
No entendimento de OLIVEIRA (2004), a evolução da