Capitulo 05 resumo psicologia moderna
O estruturalismo nos Estados Unidos teve grande poder que durou vários anos, até ser desafiada e derrubada por movimentos mais novos. Embora Titchener fosse sem dúvida uma influente figura da história da psicologia americana, seus contemporâneos,estavam desenvolvendo diferentes defmições de psicologia.
Wundt reconhecia elementos ou conteúdos da consciência mas acreditava e focava a sua atenção na organização ou síntese desses elementos em processos cognitivos de nível superior mediante o principio da apercepção. Para ele, a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos, uma posição que contrariava a noção mecânica e passiva da associação favorecida pela maioria dos empíristas e assocíacionistas britânicos.
Já Titchener se concentrava nos elementos que compõem a estrutura da consciência,para ele a tarefa fundamental da psicologia é descobrir a natureza dessas experiên cias conscientes ,que são os objetos de estudo da psicologia e analisar a consciência em suas partes separadas e determinar sua estrutura e para isso Titchener modificou o método introspectivo de Wundt.
Titchener alertou para o fato de que, no estudo da experiência consciente, não se deve confundir o processo mental com o estímulo ou com o objeto observado pois o objeto da observação não deve ser descrito com a linguagem cotidiana, mas sim em termos do conteúdo consciente da experiência.
Titchener definiu a consciência como a soma das nossas experiências num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. As duas tem semelhanças mas, enquanto a consciência