Psicologia
Como a pergunta deixa explicito que pede uma resposta quanto ao nascimento da psicologia como ciência, assim limita mais os movimentos filosóficos que precisão ser citados aqui, porque se fossemos levar em conta todos os movimentos e pensadores que influenciaram no desenvolvimento da psicologia, mesmo citando apenas os mais conhecidos e ditos como influentes ainda assim, seria bem extensa essa resposta.
Movimentos filosóficos influentes no nascimento da psicologia experimental:
O mecanicismo, movimento filosófico do século XVII, dominou tanto a filosofia quanto a fisiologia. A ideia do mecanismo do relógio foi aplicada ao corpo. A ideia predominante nessa época era de que as pessoas eram como maquinas, como se todos os aspectos da vida humana estivessem sujeitos a leis mecânicas e que assim como maquinas as pessoas estavam sujeitas a regularidade e sequencia do funcionamento de suas partes. Para estudar algo deveria reduzi-lo as suas partes menores.
O empirismo, movimento filosófico ao qual seus seguidores acreditavam que o homem nasce com sua mente “em branco” e ela vai sendo preenchida a partir de suas experiência, a partir da observação da natureza, do ambiente.
Positivismo movimento filosófico do século XIX, deu todo suporte que a psicologia precisava para se tornar uma ciência experimental. Durante essa época, e até hoje, predomina a ideia de que a ciência deve se preocupar apenas com os fatos que podem ser mensurados e observados.
Podemos ver como “movimento cultural que influenciou o nascimento da psicologia” a “mente aberta” que os alemães tinham quanto à ciência, incluindo áreas como linguística e arqueologia, assim eles estavam mais abertos a usar métodos científicos para examinar e medir a vida mental. Também por causa de sua situação politica a Amanha tinha um grande numero de universidades o que estimulava a pesquisa cientifica,