noivos
A MINHA VOCAÇÃO É UM PENSAMENTO DO AMOR DE DEUS
OBJETIVOS:
Perceber que cada pessoa humana é única e irrepetível aos olhos de Deus;
Compreender que o sentido da vocação está intimamente ligado ao chamamento à vida;
Experimentar o chamamento pessoal como um pensamento/projeto do amor de Deus;
Perceber que o amor a Deus se concretiza no amor ao próximo;
Rezar pelas vocações de especial consagração: padres e pessoas consagradas.
1. EXPERIÊNCIA HUMANA
a) Acolhimento
Nesta catequese, o catequista procure acolher cada catequizando chamando-o pelo nome próprio, para que este se sinta recebido como “alguém” que tem uma identidade própria.
b) Dinâmica do puzzle
Material:
1 fotografia com muita gente (de preferência uma foto do grupo de catequese) cortada em forma de puzzle consoante o número de elementos do grupo.
Desenvolvimento
O catequista distribui uma peça do puzzle por cada um dos elementos do grupo. Cada adolescente deve ter uma só peça do puzzle. Depois, pede aos catequizandos que tentem compor a imagem final do puzzle colocando as peças no seu devido lugar. No caso de faltar algum catequizando, o catequista guarda a sua respetiva peça para que esta seja colocada por ele num encontro posterior.
c) Aprofundamento do tema
No final da dinâmica, o catequista introduz o tema da vocação pessoal de cada um, lembrando aos adolescentes que cada um deles é único e irrepetível (tal como cada uma das peças do puzzle). No caso de ter faltado algum dos catequizandos, pode realçar-se a importância de cada um dos elementos do grupo. Para Deus, cada um de nós é insubstituível. Cada um é um dom maravilhoso do amor de Deus, que nos “criou do nada” e nos chamou à vida para nos conduzir à felicidade. Cada um de nós é uma obra-prima das mãos de Deus que nos ama com um amor imenso, fiel e eterno. Comparados com a vastidão do Universo, cada um de nós é como um grão de pó, mas mesmo assim cada um de nós é