Fichamento do Livro - O que é o Serviço Social?
Página 42 - (...) O serviço Social é filho da cidade e da indústria, fica claro que no Brasil sua existência começa com o processo de industrialização, e concentração urbana (...) A "questão social" é a necessidade de se levar em consideração os interesses da classe operária em formação.
Página 42/43 - A implantação do Serviço Social se dá a partir da iniciativa particular de vários grupos da classe dominante, que tem a Igreja Católica como seu porta-voz. (...) São os grupos burgueses que mais vão contribuir para que esta profissão se coloque socialmente. As condições de trabalho neste país eram as piores possíveis. (...) Se a fábrica precisasse que seus operários trabalhassem dezesseis horas por dia, trabalhava-se 16 horas por dia. Mulheres, menores de idade, estavam sujeitos ao mesmo ritmo de trabalho. (...) Se o operário ficasse doente não tinha auxílio doença. O trabalho do operário era somente para comer.
Página 44 - O trabalhador urbano brasileiro e sua família eram subcidadãos. Formam-se as Sociedades de Resistência e s sindicatos que lutarão pela defesa do poder aquisitivo e pela promulgação de uma legislação trabalhista (...) A reação das empresas foi a "preocupação" com o que o operário faria nestes dias de folga. (...) O modo de vida capitalista ainda não estava suficientemente dentro da cabeça do homem dopovo para que ele pudesse organizar seu curto lazer.
Página 46 - Daí as empresas começaram a oferecer uma precária assitência médica, as caixas de auxílio, as escolas, vilas operárias, etc. Brasil - décadas de 40 a 50: Questão Social - Um Caso de Política
Página 47 - (...) foi a partir do lento desenvolvimento das Ligas das Senhoras Católicas e da Associação das Senhoras Brasileiras que se criaram as bases materiais, de organização que a partir da década de 30 permitirão a