Gestão Negócios Sustentáveis
Texto para Estudo: A Mente Ética (Trabalho Individual)
Sabendo-se que nossa mente é um conjunto de capacidades cognitivas de extrema complexidade, precisamos avaliar com cuidado o que realmente vem a ser “Mente Ética”. Por certo não se trata da mente que nos orienta a especialidade ou até mesmo a decidir pelo que realmente é importante, nem tampouco por saber como inovar, criar, descobrir ou até mesmo em agir com respeito. Ter ou usar a Mente Ética é partir para uma perspectiva mais ampla, é abdicar de suas próprias preocupações, é ser um expectador imparcial, é não enganar a si mesmo, nem aos outros, é não buscar o seu bem-estar imediato em detrimento do bem comum ou de uma missão maior. Para tal, a reflexão plena e contínua do “como fazer” é fundamental. Ter Mente Ética é pensar e se comportar observando ou cultivando valores certos, bons e justos, que sejam aplicados de forma universal definidos pela investigação racional, de modo que estas ações possam reger o seu comportamento, a sua moral e a sua cultura.
Onde, como e por que ter e/ou agir com a Mente Ética? Afirmar que somos fruto do meio que vivemos é uma afirmação simplista, mas totalmente realista. Como criar tal mente se no meio que vivemos estamos abertos a nos contagiar com o errado que parece ser certo porque todos o fazem? Como enfrentar pressões para o “ganhar mais a qualquer custo”? Como não ser tentado pelo vencer a qualquer preço? Como pensar em um bem maior em detrimento do benefício imediato? Como se abster dos erros cometidos através de ensinamentos ou culturas que nos afastam da ética, sejam do seu país, estado, cidade, bairro, escola ou família.
As respostas a estas questões que parecem difíceis de serem respondidas e podem nos assombrar todos os dias esbarram, sim, na influência do meio que vivemos. Esbarrar, entretanto, não pode significar impedir e sim, no máximo dificultar. Ao tomarmos consciência (que depende