NOELLE
Corte: Em processos de corte de chapa metálica, são utilizados processo de corte térmico. São classificados em processos térmicos: plasma, laser de CO2, laser a fibra e oxicorte. O último é o processo mais adequado em corte de aços de carbono devido à sua facilidade operacional e elevadas tolerâncias do processo [1].
Embutimento: O embutimento da amostra é realizado para facilitar o manuseio de peças pequenas, evitarem a danificação da lixa ou do pano de polimento, abaulamento da superfície, que traz sérias dificuldades ao observador[2]. O embutimento consiste em circundar a amostra com um material adequado, formando um corpo único. Como comentado anteriormente, o embutimento pode ser a frio e a quente, dependendo das circunstâncias e da amostra a ser embutida[2].
Lixamento: de forma geral, as lixas utilizadas em aços de carbono são constituídas de um conjunto de chapas com poliéster e fibra de poliéster, óxido de alumínio e grão abrasivo cerâmico[3].
Polimento: o polimento de aço carbono é realizado com objetivo de deixa-lo com aspecto espelhado pode ser feito com discos ventilados ou com massas[4]. Os discos ventilados são produzidos em algodão 100% natural, com o centro de papelão, sendo com ou sem resina. Já a massa liquida poderá apresentar uma maior eficácia em relação a lustração do alo, sendo mais utilizada para remoção de manchas e afins[4]. Deve-se escolher o agente de polimento de forma adequada, sendo para este caso, óxido de cromo, a alumina e o diamante.
Ataque químico: são aplicados a materiais com a finalidade de revelar sua microestrutura, assim como a morfologia das fases presentes e, em alguns casos, as impurezas que venham a estar dispersas na matriz microestrutura[5]. De forma geral, em aços carbonos são utilizados os reagentes Nital (2%) – composto de 2ml HNO3 + 98ml Álcool Etílico - e Picral (5%) – composto 0,33g Ácido Pícrico + 100ml Álcool Etílico[6]. Ressalta-se que o segundo reagente deve ser