Nocoes Introdutoria
Professor: Anderson Rui Dos Anjos
Noção Introdutória
CONCEITO DE CONTABILIDADE
Para Padoveze (2010, p. 03) a contabilidade é o controle do patrimônio, que se faz através de coleta, armazenamento e processamento das informações oriundas dos fatos que alteram essa massa patrimonial. Padoveze (2012, p. 03) define a contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade.
Greco, Gärtner e Arend (2009), definem a contabilidade como uma ciência que estuda e interpreta (por análise) os fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica.
Marion (2009) delibera a contabilidade como um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.
Entendemos que contabilidade é a ciência que estuda, interpreta, analisa e controla o Patrimônio das entidades, mediante registro, demonstração e interpretação com finalidade de oferecer informações sobre a sua composição e variação, bem como sobre os resultados econômicos decorrentes da gestão patrimonial, contribuindo para a tomada de decisão. Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta, analisa e controla o Patrimônio das entidades
CAMPO DE APLICAÇÃO
O campo de aplicação da contabilidade é muito amplo, a mesma na qualidade de ciências social aplicada, com instrumento metodológico especialmente concebido para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeira e econômica a qualquer pessoa, seja esta física ou jurídica.
Greco, Gärtner e Arend (2009), define que o campo de aplicação da contabilidade é constituído por pessoas físicas ou jurídicas que exerçam atividades econômicas.
Marion (2009), a contabilidade pode ser aplicada a pessoa física ou jurídica.
A aplicação se estende a todas as Entidades (Empresas/Instituições) de Direito
Público ou de Direito Privado.
Pessoas Físicas: É todo ser humano, é todo