Nocao de previdencia
A proteção social está relacionada com o período de grandes modificações das relações sociais(de trabalho, de familiares, de formatação do Estado) ocorridas no mundo a partir do século XIX. Mais precisamente a partir da segunda fase da Evolução Industrial (Inglaterra, França e Alemanha). Antes disso, a proteção em face dos riscos em que a humanidade sempre esteve exposta se dava com a utilização de mecanismos de direito privado (mutualismo, proteção familiar, corporações de ofício etc.).
A proteção social surge como fruto da pressão dos trabalhadores urbanos, daí por que esses foram seus primeiros destinatários. Essa pressão estava alinhada a novas teorias socioeconômicas empregadas neste período. Sua maior expressão foi a do socialismo pregada por Karl Marx na sua obra O Capital.
O modelo de proteção social como dever e responsabilidade do Estado foi fruto do projeto Legislativo do Chanceler alemão Otto Von Bismarck em 1873. O projeto determina a proteção social aos trabalhadores, uma vez que o seu não reconhecimento aumentaria a pressão dos trabalhadores que transformaram a Europa naquela época.
O modelo de proteção social foi denominado de seguro social. Suas principais características são: a) proteção exclusiva dos trabalhadores urbanos; b) modelo contributivo – adotava a fórmula tripartite de custeio (financiamento compartilhado entre trabalhadores, empregadores e Estado); c) gestão estatal. Este modelo passa a ser fonte de inspiração aos demais países não só da Europa, mais também de outros continentes. Será o modelo que permeará a proteção social até a Segunda Guerra