Resumo Previd ncia Social
A Previdência social é frequentemente confundida com a noção de seguridade social, embora esta não se reduza a outra. A Previdência Social ocupou-se, desde seus primórdios, de um programa de crescente intervenção no processo de reprodução da vida social, com um arco de benefícios e serviços de ampla cobertura.
O Serviço Social previdenciário é concebido como assistência complementar, de máxima importância para o futuro da previdência social e são prevista as seguintes atividades para o Serviço Social: orientação para o melhor processamento dos benefícios e facilidade para obtenção de documentos, tutelas, curatelas, realização de casamento, registro de nascimento etc. orientação e educação sociais nos conjuntos residenciais nos conjuntos residenciais ou nas casas individuais dos segurados, financiadas pela instituição e nos estudos de assistência médica, de conformidade com que as circunstancias indicarem em cada caso; encaminhar segurados ou beneficiário, doentes ou necessitados, a outra instituições privadas ou públicas; estudo e exame dos casos individuais de desajustamento dos segurados e beneficiários e seu acompanhamento por meio de visitas periódicas e registro em ficha reservadas.
Pela ótica liberal, a assistência social sempre foi concebida como ação complementar, residual, compensatória, seletiva, focalizada e individualizada.
A Lei n.3.807/60-Lei Orgânica da Previdência social define assistência complementar como benefícios e serviços aos segurados (auxílio doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por velhice, aposentadoria especial, aposentadoria por tempo de serviço, auxilio natalidade, pecúlio, assistência financeira) aos dependentes (pensão, auxilio-reclusão, auxilio-funeral, pecúlio) aos beneficiários em geral (assistência médica,