DEFESA DA CAPITU
Venho por meio deste, defender a personagem Capitu a qual é acusada por outro personagem do livro de literatura “Dom Casmurro,” Bentinho a acusa de traição, todos que leram o livro conhecem muito bem a historia, Bentinho descreve Capitu como uma dissimulada, tenta convencer os leitores a transformar as suas duvidas em verdades.
Ele a amava tanto, que transformou esse amor em uma doença, o ciúme foi um fator grave para destruição daquele sentimento tão belo que havia entre os dois e acabou com felicidade de ambos. Vou trazer um depoimento para que possam entender melhor a reação do nosso personagem.
Vou tentar conceituar o que é ciúme. É a angústia que vigora entre a imaginação e a fantasia, podendo ser patológico e levar o indivíduo se tornar uma pessoa com esquizofrenia: que é um distúrbio mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais, perdendo o sentido da realidade e não conseguindo separar o real do imaginário.
Voltando a defesa: Não tenho duvida, Capitu amava Bentinho, era uma mulher segura, sabia o queria, lutava para alcançar seus objetivos que era o amor de Bentinho, quando era adolescente tinha ideias para livrar seu querido amigo do Seminário, mas ele as usa no futuro para acusá-la. Se Capitu realmente não o amasse e fosse interesseira bela como a historia relata teria se casado com outro rapaz não esperaria tanto tempo por Bentinho. No começo do casamento eles eram felizes, depois que nasceu o filho do casal surgiu às desconfianças, dizia que o menino era cara do amigo.
Um homem com ciúmes perde a visão real consegue enxergar somente o que mente doente produz quem nos garante que o garoto parecia mesmo com Escobar? Eu acredito que Ezequiel não parecia com Bentinho, mas com Capitu e tinha a mesma personalidade da mãe, o pai queria que sua prole fosse copia dele, pois não sendo assim julga se incapaz de ter um filho. Percebem senhores jurados