ATPS FINALIZADA POLITICA SEG SOCIAL 5 SERIE
UNIPLI-SÃO GONÇALO-RJ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO DESCRITIVO
DA DISCIPLINA DE POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL
Acadêmicos:
Ana Neri da Silva Siqueira RA 7988730796
Ellem Silva Severino de Alcântara RA 8112711329
Lindalva Jose do Patrocínio Araujo RA 7513573256
Marcilene de Dutra da Conceição Gomes RA 7704636859
Solange de Barros Campos RA 7983699190
Trabalho apresentado para a disciplina de Política de Seguridade Social ministrada pela Professora Laura Santos
Política de Seguridade Social: Implicações Jurídicas e Sociais em Prol da Cidadania
Inicialmente, pensando em políticas sociais de um modo geral e, de modo particular, a política de assistência social brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada.
Assim, pode-se observar o aumento constante da pobreza, originada nos baixos salários dos que se encontram incluídos no mercado de trabalho formal e as mais diferentes situações de inclusão precária ou subordinada para a grande parcela que não consegue um salário digno.
Estas contradições estão na base da questão social e do surgimento das políticas sociais. A questão social é aqui entendida como “conjunto de expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura” (Iamamoto, 2001, p.16), a partir das mobilizações operárias do século XIX.
As lutas desse período trouxeram para a cena política e econômica as reivindicações da classe operária, a denúncia da miséria e do pauperismo produzidos pelo capitalismo e exigiram a interferência do Estado no reconhecimento de direitos sociais e políticos desta classe.
Analisando a noção de cidadania que surge no Brasil, relacionada às experiências dos movimentos sociais, no final dos anos 80, Dagnino (1994, p.107-115) distingue-a da visão liberal, ressaltando alguns elementos que configuram o seu caráter inovador e estratégico.