no estagio do pensamento pre operacional
Psicologia do aprendizado
Resumo cap V
As crianças recém nascidos ao receber estimulo,internos e externos por seus reflexos em funcionamento,repetindo o movimento varias e varias vezes,sempre com o mesmo interesse,seja um movimento de colocar a tampa em uma caneta,atira-la no chão,ou em uma historia que conta diversas vezes. Essas repetições excessivas servem para consolidar a conduta (fixar o movimento)e importante no desenvolvimento,e feito de diversas formas e com o acerto desse movimento ela busca novas possibilidades.temos que admitir que esses movimentos vem de mecanismos inatos.A criança alem de exercitar movimentos criando possibilidades,ela também as copia do meio externo.
No período sensório-motor temos algumas etapas que são denominadas reações circulares,temos a primaria, secundaria e a terciária.Assas reações circulares segundo um psicólogo-norte americano no final do século passado,James Mark Baldevin(1861-1934)-As reações circulares são a repetição de uma conduta que tende a conservar-se e a aperfeiçoar. Já as coordenações de esquemas se da através de cada modalidade,sensorial,visual,tátil,aditiva etc... Temos também o reconhecimento de objetos que se da através da ação sobre eles,ex:tirar a roupa da criança ela saberá que será colocada na banheira para o banho.Com seus esquemas a criança vai reconhecendo situações e as pessoas por seus gestos.
Temos a ocultação dos objetos,que ao esconder um objeto por baixo de um lençol a criança não o encontrará,mas com o passar do tempo a criança vai criando esquemas ,e no próximo estágio ira conseguir puxar o lençol e achar o objeto.
A relação da criança com a pessoa é uma necessidade primaria tão importante quanto a alimentação. Essa relação se da pelo apego.Esse apego vai ser relativamente forte,a partir dos seis meses onde a criança já conseguira distinguir uma pessoa da outra.